martes, 27 de septiembre de 2011

Movimentos Estudantis.


O movimento estudantil (ME) historicamente sempre esteve alinhado as grandes lutas que de desenrolaram no país. Na ditadura militar os estudantes foram à linha de frente das organizações que lutavam contra o regime e foram decisivos para o processo de redemocratização no país, no fora Collor foram também os estudantes com suas caras pintadas que foram às ruas exigir a saída do presidente. Em 2007 os estudantes novamente mostraram sua força lutando contra a reforma universitária e contra os decretos do Serra, ocuparam reitorias e fizeram greve.

É claro que entre essas grandes lutas os estudantes não ficaram parados, dentro da universidade não foram poucas às vezes em que os estudantes se colocaram nas lutas mais pontuais se organizando para os grandes momentos, na Unicamp, durante os 30 anos de DCE muito foi feito, no entanto, há ainda muito a fazer e para isso é preciso conhecer as lições do passado para as lutas do presente.

Na década de 1970, em meio ao período decadente e não menos violento da ditadura, os estudantes mostravam suas forças criando e reconstituindo suas entidades de luta. É nesse momento que se reconstitui a UNE (união nacional dos estudantes) e se fundam vários DCE´s, CA´s e entidades estudantis em todo o país. Esse movimento vinha em resposta à truculência da ditadura, um dos casos mais conhecidos dessa época foi a morte do estudante Edson Luis em 1968, morto por PM´s no bandejão de sua universidade quando preparava-se para uma passeata.

0 comentarios:

Publicar un comentario

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by